Entregar valor

O que é entregar valor?

Como entregar valor ao seu cliente?

As respostas a essas perguntas, realmente vão dar direcionamento a muitas ações na sua empresa. Entregar valor é o que o cliente leva quando compra seu produto ou serviço e como entregar esse tal valor já é um resposta mais complexa, – vamos refletir?

“As pessoas não compram coisas, as pessoas compram o que as coisas fazem!”(Eu li isso em algum lugar!)

É na verdade um conceito psicológico que torna o problema da pessoa que compra totalmente solucionado. E esta deve ter na compra o sentimento de utilidade, satisfação, necessidade atendida, para que ao final da compra seja grata ao vendedor que neste contexto tornou-se um amigo, que resolveu o seu problema.

Para alcançar este resultado com os clientes, temos que ter em mente que é necessário investir em ações que tenha propostas e objetivos direcionados para a valorização.

Existe alguns conceito que são essenciais para alcançar este objetivo:

  • Responsabilidade social, que é ser atento às obrigações que temos com a sociedade e em muitos pontos fixados na vida traçando os caminhos para mostrar que você esta no caminho certo, temos como exemplo: a preservação do meio ambiente, a criação e manutenção de empregos, a contribuição para a formação profissional, entre outros. É importante deixar claro para as pessoas que sua empresa não tem em mente somente o lucro.
  • Marketing é indispensável para valorizar a imagem da empresa, afinal, quem não aparece, logo é esquecido. Neste contexto é importante observar a missão, a visão e os valores da organização, que são informações essenciais para as estratégias, assim agregando valor ao serviço ou produto.
  • O uso de determinados produtos de forma correta faz parte do conceito de sustentabilidade onde a empresa afirma uma postura consideravelmente positiva que mostra que o lucro não é o único objetivo.
  • O reconhecimento dos funcionários é uma medida importante para a valorização da empresa, como um todo, de seus produtos ou serviços, sendo que esses são os que notadamente representam a competitividade e evidenciando uma gestão de pessoas consolidada e crescente para o desenvolvimento.
  • Ter comunicação direta e eficiente com o público antes, durante e depois da compra do produto ou serviço faz a empresa conquistar excelência em seu ramo de negócio firmando-se cada vez mais no mercado.

Estes exemplos são pontos importantes para qualquer empreendedor que queira crescer e entregar valor ao cliente e mais do que entregar um bom produto ou serviço, é importante proporcionar a retenção e fidelização do cliente.

E é claro que toda ação geral algum custo, entretanto, com certeza a melhor maneira de diminuir este custo é trazendo cases de sucesso, dados concretos, informação de qualidade e outros fatores que deixem o comprador confiante e seguro sobre a solução que você está oferecendo.

Ser prático e objetivo em suas argumentações e facilitar ao máximo a vida do comprador são ações relevantes que certamente irá contribuir para a decisão de compra.

Ações como ir visitá-lo, levar amostras, infográficos, esquemas, plantas, maquetes, fazer videoconferências, São de fato determinantes para cativar seu cliente e assim atribuir valor ao seu serviço ou produto. E ainda entra nesta conta o Permitir que seu interlocutor faça o menor esforço possível para tomar a decisão de comprar com conforto e tranquilidade.

Ainda mais! – criar um checklist em que se visualizam rapidamente, na forma de bullets, todos os benefícios que sua solução vai trazer ao cliente, ou se ofereça para criar uma apresentação de slides com tudo pronto para ele apresentar para a diretoria o projeto de implantação da solução. Ainda um acompanhamento constante dos progressos e auxílio no que for preciso, sempre poderá surpreender positivamente e com certeza vai gerar um efeito de fidelização sobre o cliente.

Esteja inteiramente disposto a colocar-se na posição da pessoa para quem você tem que vender, entenda seu negócio a fundo, suas necessidades reais, e ache a solução ideal, aquela que você adotaria se estivesse no lugar dele.

Existem muitos ponto a explorar neste assunto, porém acredito que já é o necessário para termos uma reflexão que certamente vai fazer prosperar nossas ações.